Sabemos que um dos principais objetivos da logística de transporte é reduzir custos. Em contrapartida, também sabemos que diminuir os gastos pode não ser uma tarefa muito fácil. Todo esse processo tem envolvimento direto com a eficiência da gestão que está organizando as operações e das técnicas que ela aplica para minimizar as despesas.

 

A IGI separou para você algumas dicas valiosas de como reduzir custos da sua logística de transporte. Esperamos que elas ajudem você a otimizar o capital da organização onde você está inserido. Continue lendo para saber mais.

 

Logística de transporte: dicas de como reduzir custos

 

A logística de transporte lida com muitas responsabilidades todos os dias. E se nas veias desse setor corre a necessidade de diminuir os custos operacionais de uma empresa, é preciso ter um bom jogo de cintura para que gastos desnecessários não comecem a impactar negativamente o financeiro da organização.

 

Olhando por este lado, podemos pensar: Existem estratégias para diminuir os gastos na logística de transporte?

 

A notícia boa é que: sim, isso é possível através de um conjunto de estratégias que, ao serem inseridas na rotina da companhia, podem otimizar os valores e gerar bastante economia.

 

Quer saber quais são elas? Acompanhe nos tópicos a seguir!

 

  1. Use a tecnologia para agilizar processos

 

Sabe aquela famosa frase: tempo é dinheiro? Ela cabe muito bem quando o assunto é reduzir custos na logística de transporte.

 

As tendências tecnológicas vêm sendo cada vez mais utilizadas nas estratégias logísticas. Isso porque, através da agilidade dos processos, é possível diminuir muitos os gastos do setor. Vamos a um exemplo:

 

A conferência de produtos por meio de recursos tecnológicos tem resultados infinitamente superiores às conferências manuais, entre eles, podemos citar o tempo e as chances de erros e enganos que, consequentemente, geram mais custos.

 

Produtos capazes de fazer a checagem por meio da radiofrequência são um deles, os quais são capazes de fazer uma contagem segura dos produtos, aperfeiçoando ainda mais as suas operações.

 

 Além disso, a centralização de informações também é um passo vital para o fluxo da sua estratégia, pois muitos problemas podem surgir de um sistema de informação precário. Já que o transporte de mercadorias exige alguns processos que, quando não estão bem integrados uns com os outros, resultam em falhas e retrabalhos. E, como sabemos, eles são extremamente prejudiciais para o financeiro da companhia.

 

  1. Atenção às rotas escolhidas

 

É impossível falarmos de logística de transporte sem mencionar um bom planejamento de rotas para a sua frota. Vejamos alguns pontos que você deve considerar ao criar suas rotas:

 

  • Melhores e mais seguras estradas para percorrer os trajetos;
  • Optar sempre pela menor distância entre remetente e destinatário;
  • Gerenciamento de riscos e dar a devida importância à segurança no transporte de cargas;
  • Analisar a possibilidade de fazer várias entregas em uma mesma viagem;

 

Através de uma rota bem planejada, você reduz gastos com combustível, com a manutenção dos veículos e até mesmo com o número de motoristas contratados.

 

  1. Opte por boas embalagens para o transporte

 

Sim, escolher boas embalagens para a sua logística de transporte é muito importante. Afinal de contas, já pensou em quantos custos os produtos mal embalados podem gerar para a sua estratégia?

 

É mais do que necessário garantir que as mercadorias não sofram danos durante a armazenagem e o transporte por conta do manuseio e impactos violentos.  Através de invólucros e recipientes adequados, é possível proteger os produtos no interior dos veículos, evitando essa enorme dor de cabeça e os prejuízos que estrago de encomendas pode gerar.

 

  1. Faça a terceirização da logística da sua empresa

 

A logística de transporte pode gerar muitos custos, ainda mais quando é construída do zero ou mal gerenciada. Por isso, vem crescendo de forma disparada a procura pela terceirização da logística, uma opção mais segura e mais barata para fazer o transporte de encomendas.

 

Através dessa terceirização, as chances de erros são minimizadas exponencialmente, pois a logística interna da sua organização passa a ser gerida por profissionais especialistas no assunto.

 

Dessa forma, a logística acaba sendo bem mais barata, além de aumentar a confiança do seu consumidor em seus serviços.

 

Conheça os serviços de terceirização da IGI Soluções Logísticas Clicando aqui.