Logística de transporte e distribuição. Investir em boas técnicas de logística é investir em vantagem competitiva.

Como sabemos, os clientes finais estão cada vez mais exigentes na hora de escolher onde comprar seus produtos, muitas vezes priorizando uma entrega mais rápida ao invés de pagar um preço menor pela mercadoria.

Isso só pode significar que dar uma atenção maior à logística de transporte e distribuição é o melhor caminho para a sua empresa.

Mas como ela funciona?

 

Como funciona a logística de transporte e distribuição?

 

A logística sempre busca por eficiência. Nesta era pós-digital, a experiência do cliente conta mais do que nunca, e proporcionar a ele uma entrega rápida e barata é extremamente vantajoso para o seu negócio.

As organizações sempre precisam prestar atenção nesta troca com a clientela, pois isso é vital para a construção de uma boa reputação e a garantia de que negócios futuros possam acontecer.

Sendo assim, é justamente nesse sentido que a logística de transporte e distribuição atua: na agilidade da entrega, na otimização de processos e na diminuição de custos. Tudo isso focando no planejamento, execução e controle do transporte e armazenamento de cargas.

Para entendermos melhor, podemos citar como exemplo a distribuição de materiais e suprimentos necessários da empresa, a qual é responsabilidade da logística coordenar. Isso assegura que todos os passos sejam cumpridos integralmente e dentro dos prazos.

 

A importância da logística de transporte e distribuição 

 

A logística de distribuição e transporte é essencial para a diminuição de custos. E essa economia engloba várias esferas da empresa, como tempo, dinheiro e recursos — como insumos e mão de obra.

Tudo isso é possível, pois essa logística permite uma atenção maior aos detalhes, controlando minuciosamente a trajetória da mercadoria da fábrica ao cliente final.

Por conseguinte, também é possível saber quanto foi produzido, se houve excessos ou não, se o que está sendo produzido é o suficiente para atender a demanda, além de estimar a quantidade e para quando a mercadoria será necessária.

Tendo essas informações em mãos, fica mais fácil planejar e verificar se você tem o abastecimento necessário ou se é melhor entrar em contato com o fornecedor. O que evita problemas no fluxo de mercadorias, que passa a ser mais dinâmico.

Além disso, também é possível acompanhar de perto de forma mais efetiva todos os processos que envolvem a entrega. E graças a essas informações mais confiáveis e assertivas, também é possível calcular um valor justo para cobrar o frete e identificar falhas processuais, como gasto excessivo de combustível e manutenção de estoques.

 

Como funciona a logística de distribuição?

 

Agora, iremos esmiuçar como cada um dos passos da logística de transporte e distribuição funciona.

 

Administração de Transporte

 

 A administração ou gestão de transporte é uma das primeira etapas da logística de transporte e distribuição. Ela engloba tomar a importante decisão de como a mercadoria será transportada, se de forma aérea, dutoviária, ferroviária, rodoviária e etc.

Outro ponto da gestão de transporte é a decisão de optar por transporte próprio ou pela terceirização. Se for contratar uma outra empresa, qual escolher? Quais os critérios a se levar em consideração ao contratar esse tipo de serviço e daí por diante.

A essa altura, também será planejada toda a rota a ser seguida pelo veículo, optando sempre pela economia e desviando do desperdício.

 

Conferência da mercadoria

 

Neste processo, como o próprio nome já diz, será feita a checagem dos produtos para garantir que o cliente receba exatamente o que pediu, na quantidade e destino corretos.

Essa conferência visa evitar que sejam feitas reclamações ou devoluções por casos de danos, produtos errados, quantidades insuficientes ou validade expirada.

Para agilizar este passo, podem ser usados leitores de códigos de barra, tornando tudo mais preciso e em menor tempo.

 

Gestão do frete

 

Você deve tomar muito cuidado para não perder dinheiro no frete. É necessário saber quanto cobrar para que a saúde financeira da sua organização não seja comprometida, além de evitar preços abusivos para a fidelização dos clientes.

Nessa etapa estão envolvidas a checagem dos preços praticados no mercado, o entendimento de como é composto o valor do frete e a atualização constante da tabela de preços.

Além disso, um fator que pode te dar muita vantagem, é oferecer alguma forma do cliente fazer acompanhamento do produto. Isso o ajuda a entender que o valor investido realmente valeu a pena.

 

Análise do desempenho

 

A parte analítica também ganhará destaque no seu processo logístico.

Saber analisar o que está dando certo e errado é muito importante para que os gestores tenham em mente como tudo está funcionando. Por exemplo: é preciso saber quando se está tendo um número alto de devoluções, e ainda mais importante é saber os motivos que estão levando o público a devolver os produtos.

Ademais, os atrasos e suas razões também precisam ser analisados. Tudo isso corrobora na identificação de gargalos processuais que estão atrapalhando a experiência do consumidor, além de ajudar os responsáveis a identificar como solucioná-los.

Em suma, a logística de transporte e distribuição é repleta de complexidades. Isso torna seu processo em algo contínuo, que sempre deve ser aprimorado e modernizado conforme as novidades do mercado vêm aparecendo.

Mas isso não deve ser motivo de preocupação, ainda mais se você optar pela terceirização desse setor.

Ao contratar uma empresa especialista em soluções logísticas, você estará deixando tudo nas mãos de especialistas, os quais estão 100% focados em te trazer os melhores resultados.

Saiba como a IGI Soluções Logísticas pode te ajudar. Clique aqui e saiba mais agora mesmo!