Num mundo onde a competitividade mercantil atinge todas as áreas em grande escala, a utilização de metodologias para aprimorar a logística das empresas, como a logística terceirizada, se torna mais do que um diferencial, mas também num fator fundamental no poder de escolha dos clientes.

Porém, por conta dos valores elevados e, por muitas vezes, os dirigentes do negócio não terem experiência no assunto, o ideal é a contratação de uma logística terceirizada. O que vem, inclusive, se tornando tendência nos últimos anos.

Por ser um terreno desconhecido por muitas pessoas, a terceirização do setor logístico ainda pode gerar dúvidas aos potenciais adeptos a essa modalidade. Conheça as vantagens e as desvantagens de contratar uma logística terceirizada:

 

Logística terceirizada: conheça as vantagens e desvantagens

 

No passar dos anos, o consumidor final ficou cada vez mais exigente. Hoje em dia, são pequenos detalhes que fazem toda a diferença na hora de comprar um produto. E um dos principais é o tempo de espera que ele levará para ter sua compra em mãos.

Isso demonstra uma significativa necessidade das empresas aperfeiçoarem o setor logístico, o que implicará em dezenas de benefícios para a corporação e para o cliente. E para evitar dores de cabeça e deixar o setor nas mãos de especialistas, pode ser necessário contratar uma empresa de logística terceirizada.

Se você quer ficar a par dos riscos e vantagens da terceirização do setor logístico da sua empresa, fique atenta(o) aos próximos tópicos e perceba como optar em deixar o trabalho nas mãos de equipes especializadas e treinadas é extremamente vantajoso.

 

Vantagens da logística terceirizada

 

A logística é um setor que utiliza muito capital dentro de uma empresa, se tornando um dos principais gastos para a corporação. A terceirização, por sua vez, irá reduzir esses custos operacionais da indústria nesse sentido.

Isso porque ter uma logística interna exige gerir todo o processo de entrega, o que não deveria ser a principal prioridade da corporação, que deve focar na qualidade dos seus produtos. Ao tirar o foco do processo de fabricação por causa de atividades menos lucrativas, a empresa sofre o risco de sair muito prejudicada. Afinal, mover produtos não gera valor, mas entregá-los, sim.

Além disso, se os responsáveis não precisam fazer um planejamento logístico, isso gera espaço para a melhoria em procedimentos que geram mais valor, como a eliminação de desperdícios, ou a adoção de um processo de melhoria contínua, por exemplo.

Como dito anteriormente, o tempo de entrega conta muito na hora do consumidor finalizar a compra. Com uma empresa especializada cuidando da sua logística, você garante uma entrega rápida e segura à sua clientela. Já que é papel único e exclusivo da logística terceirizada focar 100% nos processos de manuseio, embalagem, armazenagem, transporte, segurança e, por fim, entrega dos produtos.

Esse processo corrobora na fidelização de clientes, que irão se sentir mais confortáveis e seguros comprando do seu negócio e gerando altas probabilidades de se fechar novos negócios futuramente.

Outros pontos importantes a serem mencionados, são sobre o uso de equipamentos e veículos mais avançados e adequados aos serviços e à prestação de serviços por profissionais mais qualificados.

Através da terceirização de logística, é possível levar uma empresa a outro patamar. Alcançando uma vantagem competitiva com base em serviços de qualidade, otimizados e rápidos, proporcionando a melhor experiência ao consumidor final.

 

Desvantagens da terceirização logística

 

A terceirização logística tem como uma das principais desvantagens a dificuldade em localizar uma empresa devidamente qualificada.

Com o mercado em constante crescimento, diferentes empresas do segmento vêm surgindo. O que, por um lado é bom, já que aumenta a sua gama de opções, mas que também pode atrair prestadoras de serviços com mau desempenho. Afinal, nem toda empresa oferece serviços de mesma qualidade.

Por isso, é extremamente importante ficar atento na hora de escolher uma boa prestadora de serviços antes de bater o martelo. Como se trata de uma área que desempenha uma função primordial para a imagem do seu negócio, fazer a escolha errada pode trazer inúmeros prejuízos.

Apostando numa empresa que não presta bons serviços, você compromete o ritmo de trabalho do seu negócio, afetando a qualidade e produtividade da indústria como um todo.

Além disso, a diferença de culturas pode ser um fator prejudicial quando se contrata uma logística terceirizada. Como cada empresa possui sua cultura organizacional, ao uni-las, pode-se gerar um choque entre os dois negócios.

Mas vale lembrar que esse problema pode ser evitado ao assinar contrato com uma prestadora de serviços que esteja alinhada ao seu negócio, entendendo seus processos e que tenha uma visão ética e responsável sobre o seu consumidor final.

 

Vale a pena terceirizar a logística?

 

Como vimos, as vantagens se sobressaem às desvantagens. Afinal, o bom desempenho do seu setor logístico através da terceirização, dependerá unicamente de uma boa escolha na hora de assinar os contratos.

Conheça os serviços da IGI Soluções Logísticas e alcance os melhores resultados para a sua empresa. Clique aqui agora mesmo a saiba mais sobre como podemos te ajudar.