Entenda a complexidade do transporte de produtos hospitalares

Embora muitos não saibam, o transporte de produtos hospitalares tem especificidades singulares e complexas que garantem a segurança de todos o sistema de saúde. Descubra quais são e como fazemos isso aqui na IGI.

Devido a pandemia a demanda por transporte de produtos hospitalares aumentou significativamente para que todos os doentes recebessem o tratamento adequado.

Mesmo que muitos pensem que o transporte de carga é igual em todas as ocasiões, na verdade, o transporte de produtos hospitalares exige maior cuidado, pois os itens costumam ser extremamente frágeis.

No Brasil quem padroniza o transporte de carga hospitalar é a ANVISA( que através do estabelecimento de uma série de regras visa garantir a total integridade e qualidade da carga transportada, assim como a segurança de profissionais da saúde e pacientes.

 

3 Cuidados do transporte de produto hospitalar

1 Estar habilitado perante órgão fiscalizadores

O transporte de produtos hospitalares é regido por uma série de regras rigorosas e, como parte de um sistema de controle, para que o transporte seja feito com segurança é necessário que a transportadora seja habilitada perante os órgãos competentes.

Para receber o aval de órgãos fiscalizadores, empresas transportadoras precisam comprovar que atuam levando à risca todas as exigências de segurança.

2 Armazenar a carga nas condições apropriadas

O armazenamento de produtos hospitalares é extremamente delicado, afinal, os itens demandam cuidados quanto a temperatura, salubridade, peso exercido sobre eles, entre outros.

Essas condições possuem ligação direta à integridade dos produtos, por isso o planejamento e cuidado no armazenamento e manuseio desse tipo de material é tão essencial.

Além disso, o armazenamento e manuseio desse tipo de carga precisa ter um controle rígido para evitar troca de produtos, algo que pode ser catastrófico para o trabalho de profissionais da saúde, assim como para a vida de pacientes.

3 Manter controle do processo de transporte

Por se tratar de equipamentos relacionados à saúde sanitária da população o controle de todo o processo de transporte de carga hospitalar tende a ser mais rígido, para evitar riscos de extravios.

O extravio de materiais hospitalares é muito danoso para toda a população, que passa a ter produtos delicados circulando na cidade, podendo eles servirem como matéria prima ou acessório para o uso de drogas ilícitas, ou ainda ser contrabandeada para utilização em clínicas médicas irregulares.

Além desses problemas, o extravio de produtos hospitalares representa grande desperdício financeiro devido ao alto custo de produtos de tal origem.

O controle desse tipo de transporte é importante também para evitar confusão na hora da entrega de produtos tão vitais para a saúde pública.

O controle costuma ser feito através de ferramentas tecnológicas de rastreamento do veículo e de confirmação de entrega e recebimento.

A importância de poder contar com uma logística eficiente

Quando feito de maneira inadequada, o transporte de materiais hospitalares pode trazer prejuízos imensuráveis. Como por exemplo a perda total da carga, cuja falta em centros médicos prejudica todo um sistema, e principalmente vidas humanas.

Por isso, contar com uma empresa preparada para o transporte de materiais delicados como a IGI SOLUÇÕES LOGÍSTICAS, por exemplo, é tão importante.

A IGI SOLUÇÕES é uma empresa comprometida e que compreende o seu papel perante o transporte de cargas, por isso transporta produtos de maneira personalizada, levando em consideração todas as medidas de cuidados exigidas.

Com a IGI a sua carga, independentemente de suas características, tem garantia de segurança. Não deixe seus produtos preciosos serem transportados de qualquer jeito, conte com a IGI.