Qual é o papel do analista de logística no crescimento do seu negócio?

Sem dúvidas o analista de logística é um dos profissionais mais importantes dentro de uma organização, afinal, todo o processo de produção e venda de algum produto passa por suas mãos. Por isso, conheça o papel do analista de logística e veja como esse profissional colabora com o crescimento da sua empresa.  

A logística em uma empresa consiste no planejamento estratégico da maneira como armazenamento e transporte de mercadorias é feito. 

Através de técnicas inteligentes e acompanhamento minucioso essa área consegue avaliar e calcular com exatidão os mínimos detalhes que envolvem uma linha de produção e garantir o bom funcionamento do processo.

considera-se o setor de logística como um dos mais influentes dentro de uma organização devido a sua responsabilidade de controlar a entrada de insumos para produção, assim como a saída de produtos prontos para o consumo.

É responsabilidade de todo o setor logístico zelar pela mercadoria e garantir sua total integridade desde sua chegada até os pólos de produção até o consumidor final.

Há uma série de pessoas que colaboram para o bom desempenho do setor logístico, mas certamente o analista de logística é uma das peças-chave para que tudo funcione de acordo com o projetado. 

Tendo isso em mente, entenda quais são as responsabilidades do analista logístico e veja porque sua empresa deve contar com um especialista dessa área.

Quais são os deveres do analista de logística?

O analista de logística é o profissional responsável por coordenar o setor logístico e garantir que todas as atividades competentes à área sejam exercidas com excelência, de modo a alcançar um bom fluxo de produtividade.

No geral o Analista de logística possui 4 responsabilidades, sendo elas:

1º Avaliação de compra de material

O analista de logística avalia a melhor forma de adquirir os insumos de uma empresa, desde matérias primas até máquinas e embalagens, por exemplo. 

Ele é o responsável por pesquisar bons fornecedores e negociar valores e qualidade dos produtos.

2º Armazenagem

O analista também é responsável por planejar o armazenamento de mercadoria de acordo suas especificações, garantindo que o ambiente seja o mais adequado para acomodá-la sem comprometer sua qualidade.

Além disso, o profissional de logística faz o acompanhamento do estoque, atentando-se aos prazos de validade e cuidando para que nunca falte matéria, algo que evita a parada e queda da qualidade de produção.

3º Acompanhamento operacional

O analista de logística acompanha também o tempo de duração, e possibilidades de melhoria em todo o processo, desde a entrada de insumo até a entrega ao consumidor final.  

Esse tipo de controle é importante para garantir a agilidade e bom desempenho do processo. 

4º Acompanhamento do transporte

Ele estabelece o melhor meio de transporte e estrategicamente planejar a rota de entrega de todos os produtos de modo a garantir o cumprimento da demanda.

A atuação deste profissional pode colaborar com o crescimento tanto de pequenas empresas quanto de grandes.

Qualificação Do Analista De Logística

Apesar de parecer uma função simples, a área de logística é extremamente estratégica e, por isso, demanda conhecimento técnico para que tudo seja executado com precisão.

Sendo assim, os profissionais dessa área precisam ter formação superior, modalidade de ensino que confere a eles alto conhecimento na área e permite o desenvolvimento de habilidades essenciais.

Além disso, espera-se que o analista de logística seja comunicativo, saiba trabalhar em equipe, seja responsável, tenha espírito de liderança, seja analítico, organizado, ágil e que saiba trabalhar sob pressão.

Análise logística com a IGI soluções

Embora  seja a peça-chave do setor, para que o setor logístico funcione é necessário ter uma boa estrutura logística, que contenha profissionais alinhados entre si, ferramentas tecnológicas entre outras coisas que podem ser desafiadoras para uma empresa que esteja focada em outro ramo que não o de logística. 

 Por isso, na maioria dos casos, às vezes, é muito vantajoso contar com uma empresa especializada em logística, capaz de cuidar de toda a parte burocrática e prática do processo.

A IGI Soluções Logísticas, por exemplo, é uma empresa especializada em oferecer soluções em serviços logísticos para empresas de diversos setores socioeconômicos. 

Através de uma uma equipe qualificada e com tecnologia de ponta a IGI oferece organização e controle a processos, tanto no setor de armazenagem quanto de transporte.

Não deixe a área mais importante da sua empresa nas mãos de qualquer um, conte com especialistas. Entre em contato com a equipe da IGI e veja como pode ser fácil revolucionar o fluxo de produção da sua empresa