SEGURANÇA DO TRABALHO: O CUIDADO NO TRANSPORTE DE CARGAS

Independentemente de qual seja a área de atuação, a segurança no trabalho deve ser sempre levada muito a sério. Além da preservação da vida humana, essa questão tem relação direta com prejuízos econômicos graves em uma organização. Por isso, entenda a importância da segurança do trabalho no transporte de cargas e saiba como zelar pela qualidade dos seus processos.

O transporte de cargas é uma atividade extremamente importante para o desenvolvimento do Brasil, afinal, até 2018 cerca de mais de 60% de todas as cargas do país eram transportadas e distribuídas via terrestre, segundo apontam dados da Confederação Nacional do Transporte (CTN). Certamente hoje, em um cenário pandêmico, esse número deve ter triplicado.

É por meio desse tipo de transporte que recebemos  que temos acesso fácil a alimentos, roupas e outros produtos, e reconhecendo tamanha importância dessa profissão, fica claro o quão necessário é zelar por ela.

QUAIS SÃO OS RISCOS DO TRANSPORTE DE CARGA?

Embora possa parecer uma atividade de baixo risco, o transporte de carga na verdade é muito perigoso quando levado em conta os caminhos percorridos pelos veículos de carga e seus passageiros.

Como sabemos, a maioria das estradas brasileiras infelizmente encontram-se em situação precária, com pavimentação de má qualidade, pouca sinalização, com poucas ferramentas de segurança e cheia de motoristas despreparados.

Além disso, os profissionais de transporte de carga enfrentam problemas relacionados ao veículo, que quase sempre são provenientes de uma má manutenção ou mesmo a falta dela.

Todos os problemas mencionados podem ocasionar acidentes de trânsito sérios que colocam em risco a integridade dos cidadãos que exercem essa profissão.

Em 2018 os acidentes de trânsito chegaram a matar cerca de quinze pessoas por minuto, segundo declaração do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV). Essa estatística pode parecer baixa, entretanto, ao considerar que são vidas perdidas, nota-se que o quadro é alarmante.

Outro risco importante a ser mencionado, além do perigo à saúde e bem-estar dos profissionais, é o relacionado à economia. Em acidentes  envolvendo o transporte de materiais quase sempre a carga é danificada ou completamente comprometida e por isso acabam sendo descartadas, algo que  causa grande prejuízo às finanças da empresa.

Com tantos perigos presentes no caminho, é necessário estudar e implementar maneiras de prevê-los e evitá-los. Graças a Tecnologia ficou fácil garantir a segurança do transporte de cargas no que diz respeito a todas as partes envolvidas. Entenda como.

 

COMO EVITAR OS ACIDENTES DE TRABALHO NO TRANSPORTE DE CARGAS?

Para evitar acidentes de trabalho, sobretudo, é preciso verificar o que diz a lei. Atividades industriais no Brasil tem seus processos rigidamente controlados e conferidos por auditorias que usam como base de análise no que diz respeito a segurança de trabalho as orientações descritas nas normas reguladoras (NR).

Se tratando de transporte de carga, a  NR11 é a que rege todas as regras de transporte,  movimentação, armazenagem e manuseio de materiais diversos, e segundo esta aponta para garantir a integridade do processos de transporte é necessário garantir que :

  • Todos os funcionários estejam usando EPI’S adequados a função exercida;
  • Os veículos e equipamentos estejam em plenas condições.

Os EPI’S para motoristas e passageiros de transporte de carga são :

  • Luvas especiais
  • Botas de bico de aço ou pvc
  • Coletes de sinalização
  • Protetores auriculares

 

A obrigatoriedade do uso dos EPI ‘S varia conforme a atividade e ao risco da carga movimentada, devendo os responsáveis averiguar com especialistas os melhores acessórios de proteção.

Segundo aponta a NR em questão é dever do empregador fornecer todos esses itens aos seus colaboradores, assim como garantir o bom desempenho do veículo.

Pode parecer difícil ter o controle desse tipo de segurança, no entanto, hoje em dia existem alternativas que ajudam a controlar e a acompanhar processos de forma prática.

ELIMINE OS RISCOS, CONTE COM UMA GESTÃO ESPECIALIZADA

Considerando os grandes riscos do transporte de carga, não há dúvidas quanto à importância de poder contar com um sistema de gestão logística que funcione, trazendo segurança e qualidade a esse processo tão importante para a sociedade.

Através de técnicas únicas e inteligentes, a gestão logística oferecida pela IGI Soluções acompanha com precisão  todo o processo de transporte de cargas desde o seu armazenamento até sua distribuição, garantindo que padrões de segurança sejam cumpridos e assegurando a qualidade e segurança das movimentações de mercadoria.

Além de avaliar aspectos relacionados ao bom desempenho do veículo e necessidade de manutenção, as estratégias da IGI Logística atreladas a dispositivos tecnológicos  calculam e controlam a escala dos colaboradores. 

Não negligencie a segurança do trabalho da sua equipe, há muita coisa em jogo. Por isso, cuide do seu processo, cuide da sua marca, entre em contato com a equipe da IGI Soluções Logísticas e descubra como ter processos logísticos mais seguros e eficientes.