Na verdade, a logística tem muitas funções. 

 

O papel mais conhecido da logística é o de vendas, baseado no transporte de produtos aos consumidores final. Além desse tipo de logística, também é possível dividir em outras funções, dependendo do campo de atuação da organização. 

 

São elas: a logística de compras, produção, recuperação e reciclagem. 

 

Ainda assim, as funções primárias da logística incluem: o transporte e entrega, armazenamento, embalagem, manuseio de carga, processamento de distribuição e processamento de informações, e muitos sistemas são implementados para entregar seus produtos do local de produção ou fábrica ao consumidor cada vez mais rapidamente e no prazo. 

 

O artigo de hoje pretende descrever essas funções primárias da logística de maneira prática para você visualizar um pouco mais sobre esse mundo. 

Funções Primárias da Logística

A logística é um processo de movimentação de mercadorias em toda uma cadeia de abastecimento de uma empresa. 

 

Para tudo ocorrer corretamente, as funções primárias da logística devem ser respeitadas e seu processo deve consistir em várias funções gerenciadas de forma adequada para trazer eficácia e eficiência à cadeia de suprimentos da organização. 

Processamento de pedidos 

As atividades de Logística começam no processamento do pedido, que pode ser o trabalho do departamento comercial de uma organização. O departamento comercial é quem garante o cumprimento dos prazos de pagamento e de entrega e, em seguida, processa e encomenda dentro da empresa .

 

Esta é uma etapa importante nas atividades de logística porque qualquer erro nesta etapa (entradas incorretas de quantidade, endereço de entrega, etc) podem afetar todo o processo logístico. 

 

Manuseio de materiais 

O manuseio de materiais é o movimento de mercadorias dentro do depósito. Envolve o manuseio do material de forma que o depósito seja capaz de processar os pedidos com eficiência. 

 

Embora possa parecer uma tarefa mundana, é importante e uma atividade contínua em qualquer local de armazenagem. Esse processo precisa ser feito por uma equipe responsável para evitar grandes problemas, envolvendo produtividade e eficiência, ou então, a empresa sofrerá com danos futuros. 

 

Afinal, organizar o material dentro de um depósito de forma adequada para permitir a fácil movimentação e despacho é uma das funções primárias da logística mais importantes.

Armazenagem 

Armazenagem é a atividade de armazenamento de produtos em armazéns e centros de logística. Seu papel é fornecer um suprimento constante de bens ao mercado para preencher a lacuna temporal entre produtores e consumidores. Também desempenha um papel importante na manutenção da qualidade em armazéns e centros de logística e valor dos produtos. 

 

Os centros logísticos importantes em armazenamento incluem centros de distribuição, centros de transferência e centros de distribuição de processo. 

Transporte 

Para o movimento de mercadorias do fornecedor ao comprador, o transporte é o componente mais fundamental e importante da logística. Afinal, quando um pedido é feito, a transação não é concluída até que as mercadorias sejam fisicamente movidas para o local do cliente. O movimento físico de mercadorias ocorre por meio de vários meios de transporte. 

 

Muitas organizações escolhem o meio de transporte em razão de sua infra estrutura, do tipo de transporte e de quais localizações serão as escolhidas. O custo também é uma consideração importante a se fazer na seleção de um modelo de transporte específico. 

 

No entanto, às vezes a urgência de mercadoria no lado do cliente substitui a consideração de custo. Porque as mercadorias são enviadas pelo modo mais rápido, o que é uma alternativa menos econômica. 

Sistema de Manuseio e Controle 

A velocidade do movimento do estoque na cadeia de suprimentos depende dos métodos de manuseio de materiais. Certamente, um método impróprio de manuseio de materiais aumentará os danos ao produto e atrasos nas entregas e despesas indiretas. 

 

A mecanização e automação no manuseio de materiais aumentam a produtividade do sistema logístico. E, outras considerações para a seleção de um sistema de manuseio de materiais são os volumes a serem manuseados, a velocidade necessária para a movimentação dos materiais e o nível de serviço a ser oferecido ao cliente. O sistema de armazenamento é importante para a utilização máxima do espaço (piso e cúbico) no tamanho determinado de um armazém. 

 

O sistema de manuseio de materiais deve apoiar o sistema de armazenamento para movimentação rápida (armazenamento e recuperação) de mercadorias dentro e fora do depósito. 

Embalagem Logística

A embalagem logística ou industrial é um elemento crítico na distribuição física de um produto, que influencia a eficiência do sistema logístico. É diferente da embalagem do produto, que se baseia em objetivos de marketing. 

 

O acondicionamento do produto é responsabilidade da equipe de logística, pois caso contrário, o produto chega danificado ao cliente final e isso é um custo enorme para a empresa. 

 

A embalagem pode custar apenas  1 – 2% do valor do produto, mas se não der certo durante o transporte, resultará em 100% do custo devido a danos e extravio do produto. 

Funções Primárias da Logística

 

Viu só como algumas das funções primárias da logística são essenciais para atender toda e qualquer empresa. A logística é basicamente uma atividade baseada em informações de movimentação de estoque em uma cadeia de suprimentos. Consequentemente, um sistema de informação desempenha um papel. Uma empresa como a IGI Soluções cuida desde a identificação, acesso, armazenamento entre outros itens como a análise, recuperação e suporte à decisão de informações, vitais entre as funções primárias da logística, ajudando sua empresa a aumentar a competitividade e lucrar muito mais!