Os hospitais raramente foram tópico de conversa tão onipresente em nossa sociedade como têm sido desde o início da pandemia de COVID-19. 

 

Nas primeiras semanas de 2020, em particular, houve um grande temor, com os nossos olhos voltados ao grande risco representado pela doença em países europeus. Além disso, começamos a nos questionar se o nosso sistema de saúde também poderia  entrar em colapso daquele jeito — estávamos sob o peso de um perigo desconhecido. 

 

Ficou claro durante o último ano e está sendo ainda mais durante 2021 de como é fundamental realizar um excelente trabalho quando se trata do transporte de material médico hospitalar para clínicas, emergências e instituições médicas. Processos eficientes integrados nestes tempos turbulentos são uma de nossas principais prioridades e é isto que viemos discutir hoje neste artigo. 

Transporte de Material Médico Hospitalar

Tendo como background a complexidade do sistema hospitalar, a variabilidade e imprevisibilidade do perfil do paciente e a alta demanda por atendimento, a logística é considerada uma solução eficaz na organização do tempo de trabalho. 

 

Assim, é possível para o gestor do hospital mais tempo para cuidar da sua equipe, oportunidade de foco em suas atividades principais e melhorar as condições de atendimento ao paciente. 

Como é feito? 

Na prática, o transporte de material hospitalar segue uma série de regras, determinadas e regidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, garantindo um transporte que mantenha a qualidade dos materiais e a segurança para o usuário final, o paciente. Em caso de um transporte irregular ou sem estratégia, é visível desvio de qualidade em ambientes que os utilizam, tais como drogarias, postos de saúde e hospitais. 

 

Para que haja então os cuidados necessários, uma empresa de logística deve atender certos pontos em seu atendimento e prestação de serviço. São eles: 

1. Autorizações

Uma empresa como a IGI Logística só realiza seu serviço através de autorizações para estas atividades. No caso do transporte de produtos de interesse à saúde, além da Autorização de Funcionamento de Empresa (AFE), contamos com a Autorização Especial (AE), exclusiva para o transporte de medicamentos e insumos farmacêuticos controlados..

 

E, para finalizar, não nos esqueçamos da nossa licença emitida pela vigilância sanitária (VISA), fundamental para transporte de alimentos, medicamentos, produtos para saúde, saneantes e produtos de higiene pessoal. 

2. Manual de Boas Práticas

Ele é essencial para uma empresa como a nossa. 

 

Nele, informamos aos nossos clientes e colaboradores sobre todos os procedimentos adotados para garantir a qualidade de todo o processo, contendo nossas normas de higiene, limpeza, climatização, manuseio de produtos e todas as atividades conectadas ao serviço. 

 

Além disso, nosso manual sempre está de acordo com as normas atualizadas e legislações vigentes. 

3. As especificações dos fabricantes

Todas as práticas internas são importantes para garantir um ótimo transporte de material médico hospitalar. Mas é fundamental lembrar que nós seguimos os cuidados de cada fabricante na hora de realizar nossa logística. Afinal, existem cuidados específicos contidos nas embalagens que, caso não sejam seguidos, alteram as características dos produtos e perdem a esterilidade devido ao transporte incorreto. 

4. Definição de protocolos

As fases de recebimento de materiais devem ser respeitadas, bem como a conferência de e a disposição deles no estoque, para armazenagem ou transporte. Em casos de irregularidades ou divergências, tratamos com recusa até toda a situação entrar em regularidade. 

 

Isto porque o transporte de material médico hospitalar só deve ocorrer quando toda a situação dele se adequar e oferecer segurança e qualidade. Desde a adequação à inspeção técnica, até as condições contratadas, a IGI Soluções cuida e se certifica para manter a qualidade de seu serviço. 

Tenha uma empresa de logística ao seu lado 

Somos uma das maiores empresas de logística do Sul do Brasil e nos orgulhamos de realizar atividades no âmbito de transporte de material médico hospitalar para diversos clientes, com atendimento de qualidade, respeito ao cliente e ao produto, além de oferecer segurança em todo o processo. 

 

Agora que você já compreende sobre os cuidados para realizar o seu transporte, entre em contato com a IGI e nos permita te auxiliar!