Você sabe quais são as diferenças entre gestão de estoque e armazenagem? Quando o assunto é estoque e armazenagem, os dois termos podem gerar uma certa confusão na cabeça das pessoas, tornando uma tarefa difícil diferenciar um termo do outro. Isso é extremamente compreensível, já que no decorrer dos anos as duas palavras sempre foram utilizadas como sinônimos.

 

É muito importante saber distinguir a gestão de estoque e armazenagem, pois isso é determinante para uma condução mais assertiva do seu negócio.

 

Por isso, a IGI Logística trouxe para você este artigo explicando as principais diferenças entre as duas expressões.

 

Diferenças entre gestão de estoque e armazenagem

 

Quando estamos inseridos no mundo dos negócios, somos expostos a uma grande carga de nomenclaturas e termos diferentes. Por mais que não tenhamos que ter domínio pleno sobre todos eles, é preciso saber, ao menos, diferenciar um dos outros. Ainda mais quando sua distinção pode influenciar diretamente na sua logística.

 

Ao mencionarmos estoque e armazenagem, muitos empreendedores batem a cabeça para separar um termo do outro. Mas isso não precisa ser um problema, afinal, até mesmo pessoas experientes no ramo podem confundir as duas palavras.

 

Mas para você não ficar mais confuso, iremos explicar as diferenças entre gestão de estoque e armazenagem através de suas definições agora mesmo.

 

Definição de estoque

 

O estoque nada mais é que as  matérias primas e produtos semiacabados ou prontos para distribuição e consumo.

 

Embora isso não seja o suficiente para abraçar todo o significado de estocagem, já é possível ter um parâmetro maior sobre do que se trata. 

 

Definição de armazenagem

 

Por sua vez, a armazenagem está relacionada à guarda de todos os estoques de uma empresa. Isso significa que, para uma armazenagem existir, é preciso contar com uma boa estrutura física para as mercadorias ou produtos.

 

Tendo isso em vista, como ambos estão diretamente correlacionados, é muito comum que suas nomenclaturas sejam confundidas. Afinal, a armazenagem depende do estoque para existir, e o estoque precisa da armazenagem para manter os produtos íntegros e sem estragos.

 

Afinal, quais são as diferenças entre gestão de estoque e armazenagem?

 

Enquanto o estoque diz respeito aos produtos e mercadorias semi acabados e prontos para distribuição, a armazenagem é o galpão ou depósito onde a estocagem é feita.

 

Conhecido também como armazém, a armazenagem precisa contar com uma boa estrutura física, com suas paredes, carrinhos, empilhadeiras, cobertura, divisórias, paletes, prateleiras, e todos os demais componentes necessários para o departamento de gestão.

 

Esperamos que agora tudo tenha ficado mais claro para você. Conte com a IGI para te dar suporte em todo o seu processo de logística, envolvendo a estocagem e armazenagem.

 

Clique aqui e fale conosco.