Se no geral a logística já é um fator crucial para as empresas, quando se trata de um e-commerce, a importância desse processo é determinante para o sucesso das vendas.

Isso porque quase todos os passos que envolvem a jornada de compra numa loja online precisam da logística, indo desde o controle de estoque, cálculo do frete, planejamento de vendas e o empacotamento dos produtos.

E como o comprador está cada dia mais exigente, proporcionar a ele a melhor experiência é o primeiro passo para o crescimento. Saiba mais sobre a logística para e-commerce no nosso post de hoje.

 

 Logística para e-commerce: saiba como funciona

 

A logística é um ponto chave para o bom funcionamento de um e-commerce. Afinal, uma vez que os compradores priorizam a agilidade na entrega durante a escolha de um prestador de serviços, você precisa abrir os olhos para esse processo dentro da sua empresa.

A Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), através de uma pesquisa feita com mais de 250 e-commerces, diz que 61% das lojas virtuais têm problemas de atraso nas entregas. E isso é muito preocupante, pois afeta a reputação de cada uma delas.

Por conta disso, nos últimos anos, os(as) proprietários de lojas online têm prestado mais atenção para os processos logísticos internos. Afinal, como sabemos, os clientes exigem mais agilidade na entrega.

Confira o passo a passo da logística para e-commerce:

 

Compra ou produção dos produtos

 

A logística começa nos primeiros passos de toda loja: na compra de matéria prima para a produção dos materiais a serem vendidos.

Ao ter os produtos em mãos  — sejam eles fabricados pela própria empresa ou comprados prontos — é preciso montar um estoque e manter o armazenamento abastecido.

 

Estoque

 

Todos os seus produtos precisam ficar guardados em algum lugar, certo? Para isso, é preciso armazená-los num local seguro e de fácil acesso, pois isso economizará tempo e agilizará o tempo de entrega.

Nesse passo, é preciso pensar em tudo: desde a reposição dos produtos até a posição em que eles devem ficar dispostos no estoque para evitar perda ou desperdício.

 

Embalagem dos produtos

 

As mercadorias devem ser embaladas de forma correta. Isso evita a quebra de objetos e o estrago de caixas, por exemplo.

Todos os produtos devem estar bem protegidos para que o transporte não os estrague.

 

Transporte e entrega

 

O transporte envolve desde a saída do pacote do estoque, o caminho que ele irá percorrer, até a entrega do objeto no destino final.

Nesse passo, deve-se levar em consideração vários fatores para evitar perda de tempo e de combustível, como: o melhor meio de transporte, melhor rota para percorrer, controlar a data de entrega e saída, zelar pela segurança do pacote e, o mais importante, entregar ao cliente de forma rápida e eficiente.

 

Terceirização de logística para e-commerce

 

Como o processo de logística exige tempo e dinheiro, alguns proprietários optam pela terceirização desse setor.

Ter uma logística interna pode custar caro, ainda mais para quem está começando, e contratar uma empresa especializada em logística, além de aperfeiçoar seus serviços deixando tudo nas mãos de quem entende do assunto, também diminui o tempo de entrega do produto final.

Os benefícios de contratar uma empresa de logística são inúmeros, e se você, assim como muitos donos de e-commerce, quer economizar e aprimorar seu trabalho, fale com a IGI Soluções Logísticas. Estamos prontos para te ajudar nesse processo.